8.2.11

Curiosidades: Verdades, Mitos e Tabus


• Carne de porco

Usar limão na carne de porco diminui a gordura e melhora a digestão?Mito: É um grande mito popular dizer que temperar com limão a carne de porco diminui sua gordura e auxilia a digestão. Isso não ocorre. A quantidade de gordura continua sendo a mesma e o processo de digestão também.

• Mel


Diabéticos podem substituir o açúcar pelo mel?Mito: É um erro considerar que quem tem diabetes pode consumir mel à vontade. O mel tem as mesmas calorias do açúcar e também aumenta a glicemia.

• Manga

Afinal? Pode-se misturar manga com leite?Verdade: O manga é fonte de vitamina C, vitamina A e de sais minerais. A mistura com o leite numa “vitamina” só vem a enriquecer a receita. Além de manga pode-se misturar ao leite todas as frutas, sem exceção, as misturas não fazem mal.

• Beterraba

Beterraba é bom para anemia ferropriva?Mito: Apesar de a beterraba ter uma quantidade razoável de ferro (nutriente essencial para quem tem anemia), o ferro contido na beterraba só é absorvido pelo organismo, na presença da vitamina C (presente na laranja por exemplo), mas mesmo assim, quem está com anemia deve comer carne vermelha, que tem bastante ferro e de boa absorção.

• Produtos diet x light

Qual produto emagrece mais: o diet ou o light?Tabu: Tornou-se mito falar que os alimentos diet não engordam. Comparado a um alimento tradicional, muitas vezes o diet apresenta as mesmas calorias. Isto porque o diet é isento de algum NUTRIENTE como sódio, açúcar, colesterol entre outros). Por exemplo, o alimento pode não conter sódio e por isso ser indicado para indivíduos que não podem consumir esta substância. Agora os produtos light são reduzidos ou até isentos de CALORIAS o que então contribui para perda de peso junto de hábitos saudáveis.

• Pão integral

Pão integral faz emagrecer mais que o pão comum?Mito:.Na verdade, o pão integral tem a mesma quantidade de calorias. A diferença é que o integral é rico em fibras, nutrientes e fornece mais saciedade, ajudando no controle da fome, além de muito mais saudável.

• Abacaxi

Comer abacaxi após a refeição ajuda a emagrecer?Mito: O abacaxi auxilia o processo de digestão, pois contém nutrientes importantes neste processo, além disso talo do abacaxi é a parte mais rica em fibras e enzimas capazes de facilitar a quebra das proteínas contidas em carnes principalmente.

• Exercício físico

Quem pratica atividade física pode comer sem preocupação?Mito: Não é verdade! Quem pratica atividade física deve ter uma dieta equilibrada, pois outros nutrientes também são importantes para manutenção da boa forma. É fundamental a oferta de todos os nutrientes em proporções adequadas, sem exageros descabidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário