30.6.12

Band tem planos para erguer nova sede



O projeto da nova sede do Grupo Bandeirantes em São Paulo não é o primeiro que o arquiteto mineiro Gustavo Penna (EAU/UFMG, 1973) elabora para a emissora paulista. Ele também assina a proposta arquitetônica das unidades de Campinas, SP, e Belo Horizonte, ambas em obras de ampliação, além da de Curitiba, que não chegou a ser implantada. “Agora estamos projetando a de Porto Alegre e a da capital paulista. As duas estão na mesma fase, aguardando a aprovação do projeto legal nos órgãos competentes”, detalha Penna.


A nova sede da emissora em São Paulo é uma ampliação que incorpora as atuais instalações da Band, que há mais de 40 anos funciona no bairro do Morumbi, zona sul da cidade. O antigo prédio passará por intervenções para reformular as circulações e otimizar os fluxos. Externamente, receberá um invólucro que o integrará ao novo conjunto, dentro da mesma abordagem estética. O principal elemento do projeto é a praça aberta ao público. No nível térreo ela dará acesso a loja, restaurante, salão de cabeleireiros e outros estabelecimentos comerciais que servirão como cenários para a gravação de programas da emissora e, simultaneamente, poderão ser utilizados pela população. Pelos níveis enterrados serão dispostos estúdios para os programas da emissora e para locação, além de ampla garagem em quatro pavimentos, incluindo vagas para caminhões de carga. Os andares superiores serão ocupados por áreas administrativas, além dos espaços de acesso público que funcionarão 24 horas por dia. Também ficará por conta do escritório de Gustavo Penna o projeto de interiores dos grandes espaços e de áreas como halls, circulações, foyer e galerias. Redações e estúdios, tratados como cenografia, bem como as áreas de escritórios, serão desenvolvidos pelo próprio departamento de arquitetura da Band. O complexo será inaugurado por etapas e a primeira delas deve ser concluída em 2014.
Vale ressaltar que a Band passa por crescimento no Ibope e em faturamento, e já há alguns anos, e quer aumentar a sua estrutura operacional. O projeto prevê 43.700 metros quadrados de área construída no próprio Morumbi, onde a sede atual é localizada. Duas praças públicas, um teatro com capacidade de 500 pessoas, um museu, estacionamento e um heliponto são algumas das estruturas que o novo prédio deverá contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário