Saiba o que é verdade e o que é mentira sobre o sol PERGUNTA: Na água queima-se mais que na areia?
RESPOSTA: Não, ao contrário do que se pensa a água reflecte apenas 5% da luz solar (a areia reflecte 17%). O perigo é que na água ninguém percebe o tempo passar. PERGUNTA: Na praia queima-se mais que na piscina? RESPOSTA: Sim, pois a areia funciona como um potente reflector dos raios solares.
PERGUNTA: Sol dá espinhas? RESPOSTA: Mais ou menos. O que acontece é que depois do sol mais células mortas passam-ses a acumular no rosto. Daí os poros podem entupir e provocar o aparecimento de espinhas. PERGUNTA: O protector dá espinhas? RESPOSTA: Não. A menos que você escolha um produto muito oleoso. Dê preferência aos produtos “oil free” ou “não comedônico”.
PERGUNTA: Tshirt e boné protegem mesmo? RESPOSTA: Sim. Uma tshirt de algodão protege o equivalente a um filtro FPS 15. O boné é ainda mais útil, pois protege a pele do couro cabeludo (ali não tem filtro que resulte).
Outras Verdades e Mentiras
1. Protetor de fator 30 protege o dobro dos de fator 15.
Mentira. Os filtros com FPS 15 oferecem 95% de proteção contra os raios ultravioleta. Os com fator 30 protegem 97%. A partir daí, o aumento de proteção é inversamente proporcional ao preço, que fica cada vez mais alto. Por isso, os dermatologistas garantem: FPS 30 resolve bem o seu problema.
2. Filtros a prova d’água precisam ser reaplicados depois de um mergulho.
Verdade. Esses cremes resistem bem a duas sessões de 20 minutos na água. Depois disso, vale esperar o corpo secar e repassar o produto, que também sai com suor excessivo.
3. Guarda-sol barra a ação dos raios solares.
Depende. Se a trama for bem fechada (faça o teste: não pode passar luz pra parte de baixo do tecido), o guarda-sol ajuda a barrar a ação direta dos raios. Aquelas lonas meio transparentes filtram apenas uma parte da radiação. E vale lembrar: a areia da praia, a água e o concreto da piscina refletem boa parte do sol e podem acabar queimando mesmo quem está na sombra.
4. Bronzeador também protege a pele.
Mentira. Os bronzeadores contêm substâncias que deixam a pele ainda mais sensível ao sol. O pouquinho de proteção (normalmente 4) é para dar uma amenizada, mas o efeito para a saúde da pele continua sendo trágico.
5. Pele bronzeada tem mais melanina e, por isso, fica mais protegida.
Assim, posso diminuir gradativamente o fator de proteção do meu protetor.Mentira. É verdade que quanto mais melanina houver na pele, mais protegida ela está. Mais isso só impede que a pele fique vermelha, pois as suas células continuarão expostas à radiação ultravioleta.
6. Óculos de sol protegem contra a ação dos raios UVA e UVB
Verdade. Mas desde que as lentes sejam de qualidade. Óculos de camelô não ajudam e ainda atrapalham: dilatam a pupila, deixando o olho ainda mais exposto. Veja aqui como escolher seus óculos de sol.
7. Quanto mais sol eu tomar, mais moreno eu vou ficar.
Mentira. Cada pessoa tem o seu limite de produção de melanina. Se o corpo já atingiu o seu ponto máximo, não adianta nada ficar lagarteando ao sol. Se você é do tipo que nunca se bronzeia, pare de insistir: sua pele vai ficar vermelha, mas nunca morena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário