8.9.11

Apesar de crise do Panamericano, SBT cresce e tem lucro em 2010


O SBT teve em 2010 um lucro de R$ 6,5 bilhões, segundo balanço publicado ontem pela emissora no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
O resultado se refere apenas ao SBT de São Paulo. Não computa eventuais lucros e prejuízos das outras oito emissoras próprias e 99 afiliadas da rede de Silvio Santos.
O lucro de 2010 foi seis vezes inferior ao de 2009, quando o SBT de São Paulo lucrou 40 milhões. Mas a queda no lucro não teve a ver com a crise no Banco Panamericano, deflagrada em novembro.
Os principais resultados contábeis de 2010 foram superiores aos de 2009: o faturamento líquido (já descontadas as comissões de agências de publicidade) cresceu 12%. Foi de R$ 689 milhões para R$ 773 milhões. O custo das produções do SBT cresceu menos, 5%, o que levou a emissora a registrar um bom aumento no lucro bruto, 35% maior do que no ano anterior.
O que derrubou o balanço do SBT em 2010 foi o chamado resultado financeiro (a grosso modo, a diferença entre os ganhos com aplicações e as perdas com juros pagos). A emissora registrou em 2010 um resultado financeiro negativo de R$ 22 milhões, contra um resultado financeiro positivo de R$ 42,5 milhões em 2009.
No ano passado, o SBT ganhou bem menos com aplicações e gastou bem mais com juros. Mas o que realmente fez a diferença a favor do resultado financeiro positivo de 2009 foi uma ação judicial ganha pela emissora e computada no balanço daquele ano.
Na ação, os autores Gloria Perez e Walther Negrão tiveram de pagar R$ 32,7 milhões ao SBT por não terem cumprido contrato assinado com a emissora, em 1996 _eles retornaram à Globo.
No balanço, o Banco Panamericano aparece como o segundo maior anunciante entre as empresas do Grupo Silvio Santos. O banco investiu R$ 5,6 milhões em publicidade na emissora em 2010. Já a Liderança Capitalização (Tele Sena) gastou R$ 18,1 milhões.

Fonte: ADTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário