Tratamento
O tratamento pode ser diferente de pessoa para pessoa de modo a adaptar-se à sua situação e à extensão dos seus sintomas. A comunicação verbal e não-verbal do paciente com o terapêuta é muito importante para definir as possíveis opções de tratamento. Deve haver um acompanhamento regular.
Terapia não farmacológica
Dependendo da situação particular do doente, para o tratamento da ansiedade generalizada podem ser usados métodos como por exemplo:
psicoterapia
fototerapia (particularmente em países com baixa exposição solar)
massagem
electroconvulsivoterapia
estratégias de auto-ajuda
Também há referências a resultados com exercício físico e a treinos de relaxamento como aqueles praticados em Ioga. É ainda de referir o forte efeito placebo nos indívíduos que sofrem de desordem de ansiedade generalizada, que pode ser aproveitado como forma de tratamento ao aumentar a segurança e o bem-estar do indivíduo.
Terapia farmacológica
Os Medicamentos (português brasileiro) ou Fármacos (português europeu) de primeira linha no tratamento da desordem de ansiedade generalizada são os antidepressivos (como os SSRI, SNRI ou os tricíclicos) e as benzodiazepinas. O médico pode optar por outros medicamentos consoante a situação do doente ou a sua experiência. Por exemplo:
SSRI - sertralina, fluoxetina, paroxetina
SNRI - venlafaxina
tricíclicos - imipramina
benzodiazepinas - diazepam, bromazepam
bloqueadores beta - propanolol
anti-histamínicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário